cartela de cores

Cartela de cores: 3 dicas para adequá-las às suas necessidades

As cores são um dos elementos visuais mais importantes para a imagem de uma pessoa. Isso porque cor é energia, vibração e cada cor e suas tonalidades comunicam mensagens. A escolha das cores no visual diz muito sobre nosso estado de espírito, humor e personalidade. E por esse motivo a utilização de uma cartela de cores adequada torna-se essencial para manter uma imagem consistente e positiva.

Além disso, as cores comunicam mensagens e possuem um conjunto de características, tanto positivas quanto negativas. Como exemplo posso citar o vermelho, que transmite força, energia, coragem, autoconfiança, assertividade, mas por outro lado também pode despertar sentimentos e associações negativas como raiva, sangue, arrogância, violência, agressividade. Para que a cor seja percebida de forma positiva é importante avaliar o contexto no qual ela será usada, e que traço da sua personalidade está sendo destacado.

Por esse motivo, no meu trabalho o tempo para conhecer e entender a personalidade de uma cliente é extremamente relevante. Para tanto, utilizo a Astrologia como ferramenta de autoconhecimento. A partir daí é possível saber que cartela de cores reflete a personalidade da pessoa, porque as cores têm características que se correlacionam com o temperamento de cada um.

Na consultoria de imagem é muito comum se utilizar uma técnica que é chamada de análise de cores. Que nada mais é do que um teste presencial aonde o objetivo é descobrir quais são as cores que mais favorecem a coloração pessoal do cliente. Com isso, a pessoa descobre qual cartela de cores (ou grupo) mais harmoniza com seu tom de pele, olhos e cabelos. Mas nem sempre a cartela de cores que mais favorece sua coloração pessoal reflete a sua personalidade.

Quando a cartela de cores não reflete a personalidade da pessoa, é importante que os objetivos de imagem estejam muito claros. E faz parte do meu trabalho identificar esses objetivos em conjunto com os clientes. Com isso posso avaliar quais cores melhor irão transmitir esses objetivos. Pensando em auxiliar quem tem problemas com a cartela de cores eu trouxe três dicas especiais. Confira:  

  1. Quando as cores que refletem a personalidade são mais vibrantes e intensas do que a cartela de cores que mais favorece a sua coloração pessoal.

Isso significa que ao usar cores muito intensas próximas do rosto elas irão se sobressair mais do que você. Fazendo com que a cor da sua roupa chame mais atenção do que você mesma. Para amenizar esse efeito você pode optar por tecidos de superfície opaca, ou usar um acessório próximo do rosto que esteja na sua cartela para fazer uma transição mais suave para a cor vibrante de sua roupa.

  1. O oposto do exemplo anterior – As cores que refletem a sua personalidade são mais sutis e discretas do que as da sua cartela de cores

Nesse caso a percepção é que a pessoa está usando cores mais apagadas do que a sua coloração permite. É como se as cores exercessem um papel mais secundário no seu visual. Usar acessórios nos tons de sua cartela de cores pode compensar e acrescentar esse toque.

  1. Use cores que você se identifica

Usar as cores com as quais você mais se identifica, mas que não te favorecem, na parte inferior do corpo, ou em acessórios como bolsas, sapatos, pulseiras, já que o maior efeito da cor na aparência é naquelas que estão próximas do rosto.

Quer mais dicas sobre identidade visual e imagem? Siga-me nas redes sociais e fique por dentro!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *